No dia 25 de março de 2011, a convite da Anav Trans DF e Entorno, a Deputada Federal Èrika Kokay, PTDF, e Bel, assessoria da Deputada Distrital, Rejane Pitanga, PTDF, visitaram o Hospital Universitário de Brasília (HUB). O objetivo da Associação Anav Trans é ter o apoio do governo para assim reivindicar melhorias no tratamento oferecido aos transexuais que participam do grupo assiduamente há mais de 10 anos.
Atualmente, existe hoje, um grupo de cerca de 30 transexuais meninos/meninas que se reúnem quinzenalmente no HUB para receber acompanhamento psicológico de um médico voluntário. Nesse espaço elas e eles se identificam, encontram apoio, adquirem informações de todo o processo pré e pós cirúrgico.
Os (as) transexuais do Distrito Federal e Entorno não tem nenhuma assistência médica na área da transexualidade. Hoje para que ocorra o processo cirúrgico, desde a hormonização, exames rotineiros, e o pós cirúrgico que é muito delicado, esses pacientes têm de serem encaminhados até Goiânia, onde são recebidos por uma equipe cirúrgica, a mais próximas credenciada pelo SUS, e que por vínculo de amizade estão sempre recebendo as demandas do Distrito Federal.
“No momento nossa maior demanda é o reconhecimento da existência do grupo por parte do HUB, assim sendo, teremos respaldo internamente nas questões de nome social, ambulatórios e outras situações do dia-dia como consultas e exames.” Questionamento geral.
0 comentários:
Postar um comentário